terça-feira, 23 de novembro de 2010

Atividade - planejando uma aula com o hipertexto ou internet
Cursista: Andreia Cristina da Silva
Disciplina: Redação
Colégio Estadual Independência
Turma: 2º F – Vespertino
Aulas previstas: 3
Data de realização: 22/10; 28/10 e 29/10

I. Objetivo geral:
Compreender a estrutura da entrevista jornalística, considerando as características desse gênero discursivo que pressupõe uma interação entre duas pessoas: o entrevistador e o entrevistado.

II. Objetivos específicos:
Pesquisar na internet entrevistas veiculadas em revistas de circulação nacional e fazer a leitura.
Ler algumas entrevistas e com base na leitura das mesmas elaborar um roteiro para entrevistar alguém que exerça qualquer profissão.
Entrevistar, em duplas, qualquer profissional e redigir o texto.
Digitar a entrevista no BrOficce Writer e postar no Blog.

III. Conteúdo:
A entrevista jornalística

IV. Metodologia
Trabalhar o gênero – a entrevista jornalística – por meio de pesquisa na internet;
Leitura de algumas entrevistas publicadas em revistas de circulação nacional usando o computador e a internet (Entrevistas Selecionadas “Sexo na Cabeça” com o Psiquiatra Simon Baron-Cohen, no livro e na internet para quem não tem o livro; “Perguntas e respostas – maioridade penal”; “Perguntas de Profissão”; “Os alimentos mais saudáveis do mundo”
Elaboração coletiva do roteiro de entrevista para entrevistar um profissional de qualquer área;
Redação da entrevista e digitação no BrOficce Writer para postar no Blog.

V. Recursos
Computador e internet;
Entrevistas jornalísticas publicadas;
Roteiro de entrevista elaborado coletivamente.

VI. Avaliação
Para a avaliação da aula serão considerados os seguintes critérios:
• a participação na leitura das entrevistas jornalísticas;
• a participação na elaboração coletiva do roteiro;
• a execução da entrevista em duplas;
• a produção, em duplas, do texto.
• a coerência, a coesão, a adequação ao gênero e a estrutura do texto.

VII. Referência Bibliográfica
CEREJA, William Roberto. Português – linguagens: volume 2: ensino médio. Thereza Cochar Magalhães. 5. ed. – São Paulo: Atual , 2005.
Webgrafia
http://super.abril.com.br/ciencia/sexo-cabeca-444301.shtml
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/maioridade_penal/index.shtml
http://prof.reporter.sites.uol.com.br/arbexentrevista.htm
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI7883-15254,00-OS+ALIMENTOS+MAIS+SAUDAVEIS+DO+MUNDO.html



Atividade - planejando uma aula com o hipertexto ou internet
Cursista: Andreia Cristina da Silva
Disciplina: Redação
Colégio Estadual Independência
Turma: 2º Período E – Vespertino
Aulas previstas: 3
Data de realização: 22/10; 28/10 e 29/10

I. Objetivo geral:
Compreender a estrutura do relatório de experiência científica, considerando as características desse gênero discursivo.

II. Objetivos específicos
- Realizar uma experiência científica mediante um roteiro preestabelecido e produzir um relatório;
- Identificar, por meio da leitura de relatórios de experiência científica, as três partes que compõe este gênero textual: introdução desenvolvimento e conclusão;
- Pesquisar na internet informações sobre os processos que envolvem a combustão;
- Redigir um relatório individual sobre as conclusões da experiência científica.
- Trocar informações na sala de aula e redigir um relatório coletivamente, digitá-lo no BrOficce Writer e postar no Blog.
III. Conteúdo
Relatório de experiência científica

IV. Metodologia
Leitura oral de um relatório de experiência científica do livro de Língua Portuguesa;
Leitura do roteiro de experiência científica (Livro de Língua Portuguesa);
Realização da experiência extraclasse e fazer anotações sobre o fato observado;
Redação do relatório individual;
Pesquisa na internet sobre o que é combustão;
Redação do relatório coletivo, digitação e postagem no blog.

V. Recursos
Roteiro de experiência: combustão em recipiente fechado;
Material para a realização da experiência (dois copos de vidro: um grande e um pequeno; duas velas; duas tabuletinhas de fórmica e fósforo)
Exemplos de roteiros de experiência científica;
Computador e internet.

VI. Avaliação
Para a avaliação da aula serão considerados os seguintes critérios:
• a participação na leitura do roteiro de experiência;
• a participação na leitura de alguns modelos de relatórios de experiência científica;
• a execução da experiência individual (extraclasse);
• a produção, individual, de um relatório;
• a pesquisa na internet sobre o que é combustão;
• a elaboração coletiva do relatório;
• a coerência, a coesão, a adequação ao gênero e a estrutura do texto.
VII. Referência Bibliográfica
CEREJA, William Roberto. Português – linguagens: volume 2: ensino médio. Thereza Cochar Magalhães. 5. ed. – São Paulo: Atual , 2005.
Webgrafia
http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/crfop.pdf (Combustão e recipiente fechado);
http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/fte12.htm (Produção de calor por combustão)
http://doracidahotmailcom.blogspot.com/2007/10/relato-de-experincia-cientfica_02.html
http://www.agronet.gov.br/menu_cursos/arquivos/tecnica_de_relatorio.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário