sexta-feira, 22 de outubro de 2010

EXPERIÊNCIAS E SUGESTÃO DE AULA

Para fazer a análise selecionei a aula “Trabalhando Gênero Textual” da autora Silvana Marchesani cujo objetivo era trabalhar o conceito de gênero textual, a diferença entre gênero e tipo de texto e a questão do gênero como construção textual e prática social. De fato, selecionei esta aula porque sou professora no Ensino Médio de Língua Portuguesa e geralmente utilizo a internet para preparar as minhas aulas de redação.
Algo que me chamou a atenção foi a preocupação da autora em saber quais os conhecimentos prévios dos alunos com relação aos gêneros textuais. Além disso, a autora citou alguns sites importantes para que os estudantes pudessem fazer a leitura de vários textos que são divulgados em jornais e revistas de circulação nacional. A notícia, por exemplo, é um tipo de texto que envelhece muito rapidamente, portanto utilizar a internet quando é possível torna-se um meio eficaz, pois nem sempre o professor e a escola podem oferecer cópias dos textos para que todos possam fazer a leitura atentamente.
Outro aspecto interessante da aula se refere à problematização do tema por meio de perguntas previamente elaboradas pelo professor as quais têm como objetivo promover uma reflexão acerca do assunto da aula, além disso, sugere que o professor estabeleça por meio de exemplos a diferença entre tipologia e gênero textual.
Com relação às estratégias pude perceber que estas foram adequadas, pois permitem que ao final das aulas previstas os alunos possam estabelecer a diferença entre gênero e tipologia textual. A forma de avaliação da aula também é muito interessante, pois incide sobre uma produção textual a qual permitirá ao professor saber se de fato o estudante compreendeu o gênero solicitado.
Embora a maioria dos professores já possua uma visão clara da importância de se trabalhar os diversos gêneros discursivos em todos os níveis de ensino, na prática nem sempre estes gêneros são trabalhados, pois muitos estudantes chegam ao Ensino Médio sem conhecê-los. Contudo, convém destacar que no Ensino Médio esta importância se acentua ainda mais, uma vez que no processo seletivo das universidades os estudantes serão avaliados por meio da prova de redação. Além disso, na prova de redação algumas universidades trabalham com tipologia textual outras trabalham com gêneros textuais, por esta razão a aula é muito significativa para o aprendizado dos estudantes.
De modo geral a aula está voltada para a aquisição de competências e habilidades as quais apresentam algumas permanências, conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, permitindo a avaliação da aprendizagem; a avaliação é entendida como a análise da mudança de determinados aspectos cognitivos e comportamentais que ampliam, fundamentalmente, a reflexão e a ação do aluno na vida pessoal e social, ultrapassando os limites escolares. Afinal, a escola tem assumido a responsabilidade de preparar nossos jovens para o melhor desempenho em uma sociedade contraditória e desigual, em que os pontos de partida e de chegada nem sempre são os mesmos para todos. No momento da avaliação é de grande relevância observar as grandes competências: o estudante é capaz ou não de produzir bons textos. Esta forma de avaliar a aula – avaliação processual e reiterada – por meio da aplicação da atividade de produção textual é o que a torna significativa.

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