terça-feira, 23 de novembro de 2010

Atividade 36
Cursista: Andreia Cristina da Silva
A atividade proposta foi a montagem de uma campanha comunitária com os alunos do 2º período E, esta era uma atividade prevista para ser realizada no mês de novembro na disciplina Redação que já estava em andamento. Inicialmente os estudantes não iriam utilizar o laboratório de informática porque eles iriam desenhar as ilustrações da campanha comunitária, porém uma aluna fez sobre o tabagismo e recortou de revistas imagens para chamar a atenção das pessoas. Nós achamos muito interessante e decidimos que quem quisesse utilizar imagens poderia. Entretanto, quando fui planejar a atividade do curso e verificando as datas para a realização das atividades percebi que eu teria apenas duas aulas antes do próximo encontro presencial, pois nos dias 11/11 e 12/11 datas em que estão concentradas a maioria das minhas aulas os estudantes fariam as provas do simulado.
Por esta razão decidi levar a turma para o laboratório de informática para que em grupo eles pudessem montar a campanha comunitária no Power Point, como eles já fizeram este tipo de atividade e já estavam com o texto da campanha praticamente pronto o tempo das duas aulas previstas foi suficiente para a maioria dos grupos que montaram suas apresentações. Contudo, algumas campanhas não atingiram aos objetivos esperados, pois o objetivo da campanha é orientar e esclarecer a população sobre assuntos importantes.
Alguns estudantes apresentaram dificuldades para inserir as imagens, mas como eles fizeram a atividade em grupo quase sempre há alguém no grupo que tem mais facilidade para aprender e orientar aos demais. Com relação à produção do texto já era esperada a dificuldade manifestada porque sendo estudantes iniciantes no ensino médio ainda estão aprendendo a trabalhar com os gêneros textuais e uma das dificuldades é não saber utilizar formas verbais imperativas que são essenciais em textos persuasivos.
Os alunos compreenderam a estrutura do gênero, porém ainda não conseguem produzir uma campanha comunitária que de fato possa convencer às pessoas sobre o tema que está sendo abordado. Ao fazer a análise do material produzido selecionei a de um grupo que fez sobre o tabagismo e reconheço que este foi o trabalho que mais se aproximou daquilo que foi solicitado por abordar os seguintes aspectos: explica o que é a campanha, alerta para os riscos ou problemas de saúde provocados pelo fumo, mostra como o vício começa, o que fazer para evitar o vício, as formas de se prevenir contra o vício e a importância da educação contra a influência das outras pessoas.
Os estudantes produziram textos de campanha comunitária sobre os seguintes temas: doação de brinquedos e roupas, doação de alimentos, DSTs, tabagismo e dengue. E no final eles avaliaram as suas produções verificando se o texto esclarece e orienta o leitor ou consegue persuadi-lo a colaborar ou mudar de atitude, se deixa claro qual é a finalidade da campanha e o que fazer para participar; se o título é chamativo e persuasivo, se a linguagem está de acordo com a variedade padrão da língua, é clara, objetiva, persuasiva, além de adequada ao leitor. Após a avaliação os alunos indicaram a campanha contra o tabagismo como a melhor.

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