terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cursista Andreia Cristina da Silva
Registro de Experiência
Embora eu já tenha utilizado o laboratório de informática para a realização de várias aulas de Língua Portuguesa, devo confessar que estas de redação foram muito gratificantes, apesar de alguns pequenos obstáculos - como a ausência de muitos alunos no último dia de realização da atividade (29/10) - pelo fato de muitas escolas da Rede Municipal de Ensino terem dispensado os estudantes no turno vespertino em virtude dos preparativos para o segundo turno da eleição, pois a grande maioria depende do transporte escolar, além disso, os que compareceram foram dispensados mais cedo também por causa do transporte.
Contudo, senti que os estudantes de ambas as turmas estavam bastante motivados para a realização das atividades, pois todos fizeram a parte extraclasse e compareceram na segunda aula prevista no laboratório de informática com as atividades previamente elaboradas.
A turma do 2º ano F após a pesquisa na internet elaborou coletivamente um roteiro de entrevista para entrevistar em duplas alguns profissionais que eles conheciam. Como a maioria dos estudantes do turno vespertino é oriunda da zona rural, definimos que eles poderiam entrevistar qualquer profissional, mesmo aqueles que exercem uma profissão sem a necessidade de um diploma de curso superior. Todos os alunos fizeram a entrevista e rascunharam o texto o qual foi digitado no BrOficce Writer, alguns foram colocados no Blog. O objetivo da aula foi aprender a produzir a entrevista jornalística e pesquisar na internet este gênero literário, pois muitos estudantes se queixam de não ter acesso a revistas, por esta razão eu selecionei previamente quatro entrevistas jornalísticas e indiquei os sites de busca, e intencionalmente selecionei uma entrevista que fora reproduzida no livro deles para que todos pudessem constatar que algumas revistas como: a Superinteressante, a Veja, Isto é e outras podem ser acessadas pela internet.
Durante a realização da atividade percebi que muitos estudantes têm dificuldades para digitar um texto e formatá-lo. Outro aspecto que me chamou a atenção foi a quantidade de erros ortográficos, isto mostra que é preciso estimular cada vez mais a leitura e a produção escrita, seja a leitura virtual ou a escrita usando o teclado do computador ou até mesmo utilizando os materiais convencionais como: o livro impresso, caderno e lápis.
Devo ressaltar que fiquei muito feliz com a turma. Todos os textos digitados eu tentei salvar no pendrive ou enviar para o meu email, contudo muitos estudantes salvaram de forma incorreta e muitos arquivos não abriram, somente após o final da aula foi que aprendi com a dinamizadora do laboratório de informática o tipo de documento que pode ser aberto em outros programas. Infelizmente o Linux não é tão simples quanto o Windows.
Durante a realização da atividade a dinamizadora do laboratório, uma estagiária do curso de Letras e eu orientamos como os arquivos deveriam ser salvos, mas aprendi uma lição: adolescentes não prestam muita atenção naquilo que os professores dizem, eles querem simplesmente fazer a tarefa. Agora eu reconheço que teria sido melhor entregar a orientação por escrito.
Com relação à turma do 2º período E, estes também me surpreenderam, pois quase todos os alunos realizaram a atividade. Apenas alguns que não haviam comparecido nas aulas anteriores é que não realizaram a tarefa. Ao final da aula conseguiram produzir um excelente relatório de experiência científica. Além disso, a pesquisa na internet foi importante para que estes pudessem compreender porque ocorre a combustão e também porque as velas que estão em ambos os copos se apagam. Os estudantes que não pesquisaram na internet porque haviam faltado de aula não conseguiram e não souberam argumentar porque as velas se apagaram.
De fato, as atividades foram muito interessantes e mais uma vez pude constatar que o uso do computador e da internet na escola contribui para potencializar o processo ensino-aprendizagem. Acredito que o computador deve ser utilizado como ferramenta multidisciplinar com o intuito de mostrar que é possível trabalhar com as novas tecnologias na escola e de diversas maneiras. Sendo assim, o professor que é o mediador do processo ensino-aprendizagem irá propiciar novas condições de trabalho ligadas aos assuntos a serem debatidos em sala de aula. É necessário compreender que o uso do computador, assim como outros recursos disponíveis é apenas um meio, para que aconteçam as atividades propostas pelo professor, portanto as aulas devem ser bem planejadas tendo em vista a aprendizagem do aluno.

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