terça-feira, 23 de novembro de 2010

Trabalhando com vídeos

Atividade 32
Cursista: Andreia Cristina da Silva

O vídeo lavar as mãos pode ser usado em qualquer área ou qualquer disciplina e com todo o tipo de público desde que o professor tenha objetivos bem claros para a sua utilização.
Recentemente, mais especificamente no mês de agosto do ano de 2010, o Jornal Nacional revelou resultados de uma pesquisa muito interessante sobre a higiene do brasileiro e de mais 31 países. Com relação ao banho o brasileiro ficou em primeiro lugar com média de três banhos por dia, porém com relação a higienização das mãos o brasileiro ficou em último lugar, pois infelizmente a pesquisa mostra que muitos brasileiros não lavam as mãos antes de comer e nem quando usam o banheiro.
Nesse sentido o vídeo poderia ser utilizado para incentivar o brasileiro a lavar as mãos antes das refeições, após utilizar o banheiro, após tocar em dinheiro, ao visitar alguém que está doente, e outras. Por exemplo, em uma aula de língua portuguesa ou redação solicitar que os estudantes elaborem com base no vídeo um texto de campanha comunitária, mostrando a importância da higiene das mãos para a conservação da saúde, e também para evitar o contágio e proliferação de algumas doenças como: a gripe suína e a KPC (uma nova bactéria que ataca pessoas que estão nas UTIs dos hospitais altamente resistente aos antibióticos).
O vídeo também poderia ser utilizado no ensino médio na disciplina biologia para trabalhar as bactérias nocivas à nossa saúde e como estas bactérias estão presentes em tudo aquilo que tocamos ou até mesmo com crianças dos anos iniciais, pois é mais fácil para a criança assimilar vendo um vídeo que ouvir a mãe impondo regras o tempo todo, pois com o vídeo o aprendizado acontece de forma lúdica. Outra possibilidade seria produzir histórias em quadrinhos a partir do conteúdo do vídeo.
Um vídeo simples, porém com um conteúdo muito rico o qual pode ser explorado pelo professor de várias maneiras e de forma interdisciplinar com o objetivo de conscientizar os estudantes a terem hábitos de higiene que são imprescindíveis para a manutenção da saúde.
Outro vídeo que eu assisti e adorei a ideia foi uma animação em Stop Motion com bonecos de Lego do poema “Quadrilha” de Carlos Drummond de Andrade com a narração do próprio Drummond e com a participação musical de Chico Buarque. Gostei da ideia do vídeo porque é uma maneira interessante de propor aos alunos a apresentação de textos poéticos e narrativos colocando personagens para vivenciar aquilo que está sendo narrado. Além disso, para o pequeno vídeo foi criado um cenário por meio de desenhos e o uso de objetos de brinquedo o que tornou as cenas descritas no poema criativas e interessantes.
O vídeo pode ser acessado no seguinte endereço: http://www.youtube.com.watch?v=c6tnuid7rna. Eu utilizaria este vídeo nas aulas de literatura para mostrar aos estudantes formas interessantes de apresentar textos poéticos, pois com o vídeo os alunos prestam mais atenção do que só com a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário